20
set

Ensino profissionalizante nas escolas cearenses.

publicado no Caderno 5

   Perante a necessidade de trabalhadores qualificados, desde 2008 o Governo do Estado do Ceará iniciou a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).

O currículo nessas unidades conta com disciplinas previstas nos programas do ensino médio, unindo-as às matérias dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas.

Escola Profissionalizante José Ribeiro Damasceno, a ser aberta em 2012 no município do Trairi-CE.

         Estas casas de estudo ofertam treinamentos técnicos com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral: das 7 da manhã às 5 da tarde. No horário da tarde são ministradas as cadeiras de capacitação técnica escolhida pelos alunos. Estes jovens têm idades dentre os 15 e 18 anos, e recebem refeições diárias na própria escola. Durante o terceiro ano é ofertado o acesso à disciplina de Estágio Curricular Obrigatório e Remunerado. É nesse momento que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências desenvolvidas durante toda a formação.

PARA SE QUALIFICAR

         De acordo com Andréa Rocha, coordenadora de educação profissional da Secretaria de Educação do Estado, os cursos técnicos são definidos em cada unidade a partir do perfil econômico da região onde as escolas são instaladas.

                  A Escola Profissionalizante de Aquiraz, por exemplo, oferece qualificações em edificações, eletrotécnica, rede de computadores e hospedagem. Já na unidade localizada em Ipueiras, o aluno que cursa o ensino médio pode escolher quatro opções de cursos técnicos: agronegócio, edificações, finanças e mecânica. Os estabelecimentos contam com salas de aula equipadas, auditório, biblioteca, ginásio poliesportivo, teatro, laboratórios e espaços didáticos.

Já foram entregues 88 Escolas Estaduais de Educação Profissional, distribuídas em 28 municípios. A intenção do Governo do Estado é fechar o ano de 2014 com 140 unidades em pleno funcionamento, beneficiando cerca de 60 mil estudantes.

Durante a disciplina de estágio, os estudantes das escolas técnicas desenvolvem projetos e montam feiras de empreendedores para comercializar suas produções.

 ENTRE EM CONTATO, ENTRE NO TREINO    
     Ao todo são disponibilizados 51 cursos técnicos nas escolas profissionalizantes cearenses. Dentre as oportunidades de capacitação, se destacam: administração, turismo, enfermagem, tecelagem, eletromecânica, finanças, meio ambiente, mineração, química, produção de moda, nutrição, petróleo e gás, fruticultura, edificações, secretariado, informática, agronegócio, mecânica, rede de computadores, hospedagem e comércio. 

Procure pela escola técnica mais próxima de você.

SERVIÇO:
Acesse: www.seduc.ce.gov.br/ – Tel.: (85) 3101-3928.