06
set

A melhor chance para o emprego fixo.

publicado no Caderno 3.

      A noção do trabalho com prazo determinado tem mudado significativamente.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário, o emprego temporário é tido, hoje, como uma verdadeira porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. Assim, é imprescindível enxergar numa oportunidade como esta uma chance do trabalhador mostrar que pode ser efetivado.

A motivação do trabalhador temporário usualmente ajuda na sua contratação efetiva.

      É importante saber que muitas empresas, quando oferecem a vaga, planejam capacitar esses futuros profissionais. Aqueles empregados que mostram maior interesse e resultados após o término do contrato temporário têm boas chances de serem contratados definitivamente. Se o treinado já possui experiências profissionais, as probabilidades são ainda maiores.

         A possibilidade de aprender bastante num prazo curto atrai cada vez mais os jovens, em épocas economicamente aquecidas. Especialistas afirmam que um aumento da contratação temporária significa que a economia responde positivamente. E uma vez que a situação financeira se estabiliza, o natural seria a efetivação dessa mão de obra.
As empresas percebem que as contratações podem ser uma ferramenta importante na estratégia dos negócios. Hoje o país é o quarto colocado no ranking mundial daqueles com maior índice de temporários. Para dar os primeiros passos no mercado de trabalho é preciso providenciar a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, havendo obtido previamente o número do PIS, que é gerado nas agências da Caixa Econômica Federal.

 

CARTEIRA DE TRABALHO

Siga as instruções para regularizar sua carteira de Trabalho e formalizar sua situação trabalhista.

 

Onde tirar.

Unidades de Atendimento do SINE/IDT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, Casa do Cidadão e Prefeituras Municipais.

 

O que é preciso.

1 foto 3 x 4 recente, com fundo branco; CPF (obrigatório), Certidão  de  Nascimento, Certidão  de  Casamento, se casado(a)  ou  Carteira  de  Identidade  (RG). Caso o interessado (a) já disponha dos demais documentos pessoais, como Habilitação e Título de Eleitor, deve levá-los para serem incluídos na CTPS.

 

CTPS para menores de 14 anos.

Além dos documentos descritos acima, é obrigatória a apresentação do mandado judicial com número, data e nome do juiz que o expediu.

 

Quanto Custa.

Gratuita.

Fonte: Instituto de Desenvolvimento do Trabalho.

REGULARIZAR É FUNDAMENTAL

Segundo a Organização Internacional do Trabalho o Ceará detém o 2º pior rendimento médio para o assalariado. Para cada trabalhador cearense com carteira assinada existem dois informais. Em compensação, a pesquisa também indicou incremento de pessoal ocupado em alguns Estados. No Ceará, o avanço foi de 25,5%. O que sugere a importância de formalizar e regularizar a situação do trabalhador.

        A possibilidade de aprender bastante num prazo curto atrai cada vez mais os jovens, em épocas economicamente aquecidas. Especialistas afirmam que um aumento da contratação temporária significa que a economia responde positivamente. E uma vez que a situação financeira se estabiliza, o natural seria a efetivação dessa mão de obra.

      As empresas percebem que as contratações podem ser uma ferramenta importante na estratégia dos negócios. Hoje o País é o quarto colocado no ranking mundial daqueles com maior índice de temporários. Para dar os primeiros passos no mercado de trabalho é preciso providenciar a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, havendo obtido previamente o número do PIS, que é gerado nas agências da Caixa Econômica Federal.