A noção do trabalho com prazo determinado tem mudado significativamente.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário, o emprego temporário é tido, hoje, como uma verdadeira porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. Assim, é imprescindível enxergar numa oportunidade como esta uma chance do trabalhador mostrar que pode ser efetivado.
É importante saber que muitas empresas, quando oferecem a vaga, planejam capacitar esses futuros profissionais. Aqueles empregados que mostram maior interesse e resultados após o término do contrato temporário têm boas chances de serem contratados definitivamente. Se o treinado já possui experiências profissionais, as probabilidades são ainda maiores.
A possibilidade de aprender bastante num prazo curto atrai cada vez mais os jovens, em épocas economicamente aquecidas. Especialistas afirmam que um aumento da contratação temporária significa que a economia responde positivamente. E uma vez que a situação financeira se estabiliza, o natural seria a efetivação dessa mão de obra.
As empresas percebem que as contratações podem ser uma ferramenta importante na estratégia dos negócios. Hoje o país é o quarto colocado no ranking mundial daqueles com maior índice de temporários. Para dar os primeiros passos no mercado de trabalho é preciso providenciar a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, havendo obtido previamente o número do PIS, que é gerado nas agências da Caixa Econômica Federal.
CARTEIRA DE TRABALHO
Onde tirar.
Unidades de Atendimento do SINE/IDT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, Casa do Cidadão e Prefeituras Municipais.
O que é preciso.
1 foto 3 x 4 recente, com fundo branco; CPF (obrigatório), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, se casado(a) ou Carteira de Identidade (RG). Caso o interessado (a) já disponha dos demais documentos pessoais, como Habilitação e Título de Eleitor, deve levá-los para serem incluídos na CTPS.
CTPS para menores de 14 anos.
Além dos documentos descritos acima, é obrigatória a apresentação do mandado judicial com número, data e nome do juiz que o expediu.
Quanto Custa.
Gratuita.
Fonte: Instituto de Desenvolvimento do Trabalho.
REGULARIZAR É FUNDAMENTAL
Segundo a Organização Internacional do Trabalho o Ceará detém o 2º pior rendimento médio para o assalariado. Para cada trabalhador cearense com carteira assinada existem dois informais. Em compensação, a pesquisa também indicou incremento de pessoal ocupado em alguns Estados. No Ceará, o avanço foi de 25,5%. O que sugere a importância de formalizar e regularizar a situação do trabalhador.
A possibilidade de aprender bastante num prazo curto atrai cada vez mais os jovens, em épocas economicamente aquecidas. Especialistas afirmam que um aumento da contratação temporária significa que a economia responde positivamente. E uma vez que a situação financeira se estabiliza, o natural seria a efetivação dessa mão de obra.
As empresas percebem que as contratações podem ser uma ferramenta importante na estratégia dos negócios. Hoje o País é o quarto colocado no ranking mundial daqueles com maior índice de temporários. Para dar os primeiros passos no mercado de trabalho é preciso providenciar a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, havendo obtido previamente o número do PIS, que é gerado nas agências da Caixa Econômica Federal.