11
out

A oportunidade é agora!

publicado no Caderno 8

   Desenha-se em todo o Brasil um cenário de mudanças significativas, com megaprojetos e oportunidades que saem do papel epodem mudar diretamente a vida dos brasileiros.

O País passa por incrementos e desafios com os grandes empreendimentos internacionais chegando. Se qualificar antecipadamente é uma estratégia básica.

    A ascensão de classes sociais, através da injeção de estímulos econômicos, e as grandes obras industriais e de infra-estrutura, são provas desse cenário que se configura com força. Portanto, é hora de procurar qualificação profissional sem demoras, e investir em aperfeiçoamento contínuo.

FESTA, PAIXÃO E TRABALHO

    Um destacado grupo de oportunidades se centrana Copa do Mundo de 2014, uma competição de grande porte, cuja realização vai requerer extensos processos de preparação. O Mundial já está gerando benefícios em diversos setores da economia nacional.

    Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, a Copa deve gerar 3.63 milhões de empregos/ano e R$ 63,48 bilhões de renda para a população, além de uma arrecadação tributária adicional de R$ 18,13 bilhões. O planejamento do evento da Fifaperfila uma Copa que deixará efeitosduradouros por vários anos, com legadosde crescimento para as comunidades brasileiras.

    Nos próximos anos, o Ceará vai receber nove jogos de competições internacionais, já que, além do Mundial, também serásede da Copa das Confederações. Com o intuito de capacitar mão de obra especializada, os governos federal e estadual investem em programas de capacitação focada. Um deles é comandado pela Secretaria Especial da Copa: o projeto “Qualificação Cidadã” já está formando turmas em variados segmentos do turismo. São 500 vagas de treinamento ofertadas para jovens e adultos. Junto com esse núcleo de qualificação, existem ainda o “Bem Receber Copa” e o “Qualificopa”, oriundos do Governo Federal e em pleno funcionamento.

   Para o crescente setor industrial, estão previstos cursos de capacitação para pedreiro, carpinteiro, eletricista predial, encanador e soldador, entre outros. São 3.560 vagas para alunos, que serão distribuídas entre os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante. Desde 2011, cerca de 45 mil trabalhadores estão sendo capacitados pelo Senai-CE em turmas de siderurgia, metalmecânica e automação. Para este ano a expectativa de crescimento industrial noCeará está centralizada na refinaria e na siderúrgica. Atenção às vagas e capacitações!

SERVIÇO:
SENAI: Site: http://www.senai-ce.org.br . Tel.: (85) 3421.5300.