27
set

A paixão que gera empregos.

publicado no Caderno 6

        Um estudo encomendado pelo Governo Federal, tratando dos impactos econômicos com vistas à Copa do Mundo, revelou que 700 mil empregos devem ser gerados em todo o País.

A empregabilidade cresce mensalmente no Ceará, em parte, pelas demandas que vão surgindo com a chegada das Copas. Os cursos presenciais e on-line são permanentes com os programas “Secopa” e “Qualificopa”.

           Segundo o Ministério do Esporte, cerca de 380 mil postos de trabalho serão abertos na preparação do Mundial e os outros 320 mil serão ocupadas durante a realização do torneio. Várias instituições estão disponibilizando cursos. É essencial atender às principais oportunidades que esses dois mega espetáculos, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, vão gerar.

CONSTRUÇÃO CIVIL

         Em Fortaleza, grandes intervenções como a reforma do Castelão e investimentos em mobilidade urbana estão em pauta, além de outras obras que são realizadas em paralelo. Profissionais que atuam nessa área já estão sendo requisitados para funções que estão na linha de frente, como pedreiros, carpinteiros, eletricistas, mestre de obras e engenheiros. Mesmo para as funções mais simples, com a falta de mão de obra, os salários são atrativos.

TI E COMUNICAÇÂO

          O setor das telecomunicações precisará investir 100 milhões de reais em projetos ligados à Copa do Mundo, como estima a Associação Brasileira de Infraestrutura de Base. Entre as principais exigências da Fifa está a demanda para que as cidades-sedes forneçam  internet banda-larga tipo 4G. Alguns dos itens mais requisitados são: instalação e manutenção de redes, web design e desenvolvimento de programas.

IDIOMAS

         Com a chegada de pessoas vindas de outros países, aqueles profissionais com conhecimentos de idiomas serão bem requisitados. Tradutores podem se destacar passando pelo treinamento adequado. Hotéis e restaurantes, por exemplo, devem aumentar o quadro de funcionários para atender os turistas brasileiros e estrangeiros que assistirão aos jogos.

TURISMO

       Todo o interior do Ceará também investe em melhorias para o turismo. No Estado já foram construídos aeroportos em Jericoacora e Aracati. As estradas passam por reformas e duplicação e antigas fazendas estão sendo equipadas para o turismo rural. Surgem vagas para agentes, guias turísticos e motoristas.


IMPORTANTE!

           A principal dica para os candidatos a emprego é estar preparado para as chances que surgem no dia a dia. Existem vagas na Indústria, no Comércio ou Setor de Serviços, na área rural, no Serviço Público ou ainda no Terceiro Setor. Escolha uma área e desenvolva o seu potencial.

          Com os grandes projetos, como o Centro de Eventos do Ceará, a Arena Castelão, o Acquário e o novo Porto do Mucuripe, profissionais com qualificação no atendimento ao público terão grandes chances de colocação.

           Fique atento ainda às vagas que vão surgir com a implantação da Usina Siderúrgica do Pecém e da Refinaria da Petrobrás. Elas vão gerar empregos diretos e atrair outras empresas, que também vão abrir postos na área industrial.

          Com qualificação técnica ou de nível superior, o bom profissional não ficará desempregado.