23
ago

Oportunidades para o meio rural.

publicado no Caderno 1.

Parte considerável da produção alimentar brasileira é exportada para todos os continentes do globo.

O Brasil é referência mundial na produção de alimentos, em parte, graças ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de agronomia, uma das cinco profissões mais promissoras dos próximos anos, segundo estudiosos. A explicação está na expansão do setor e na profissionalização cada vez maior no âmbito agropecuário. No campo, o agrônomo é fundamental para o sucesso da produção.

Desde os trabalhos mais básicos até o desempenho com novas tecnologias, os empregados do campo devem atualizar-se sobre novas técnicas.

AGRONOMIA

   O setor de produção de cana-de-açúcar vem se posicionando com sucesso. Com a crescente utilização de álcool como combustível, aumenta também o número de oportunidades para quem deseja ingressar na agronomia. Se você visa pesquisar vagas nesta promissora área, o recomendado é se especializar.
Há oportunidades bem remuneradas para novos empregados nas esferas públicas, bem como em propriedades particulares. Por exemplo, para o especialista trabalhar no melhoramento genético de animais.
O campo não absorve apenas a mão de obra de quem optou pela agronomia. A engenharia ambiental também é uma profissão em alta. Por exemplo, com o avanço das tecnologias de exploração, jazidas de vários tipos de metais estão sendo descobertas em todo o país. Geralmente localizadas em áreas de difícil acesso, essas jazidas naturais podem ser exploradas por profissionais adequadamente capacitados para a atividade.

ENGENHARIA

Um profissional da engenharia ambiental elabora projetos e planos sustentáveis para a exploração destes metais. Uma mina explorada sem plano ambiental traz riscos ao meio ambiente. Poluição do ar e fontes de água e energia contaminadas são alguns dos danos que podem ocorrer sem o adequado monitoramento.

   Evitar problemas e brindar soluções. Essa é a vida do profissional de engenharia ambiental, que também atua na recuperação de áreas degradadas ou que irão passar por uma grande transformação. Vários projetos de novas hidrelétricas estão em andamento no território nacional. Apesar de serem fornecedoras de energia limpa, as hidrelétricas devem ser extremamente planejadas, pois costumam afetar o solo, o curso dos rios e a vida de toda a comunidade das regiões onde se estabelecem e operam.

EQUILÍBRIO

   Fazer com que os fatores “comunidade” e “empreendimento” convivam harmoniosamente não é tarefa fácil, mas precisa do suporte dos engenheiros ambientais para tornar-se viável e aceita pelos órgãos fiscalizadores. Hoje, aproximadamente 16% da população brasileira estão na zona rural. Será possível o desenvolvimento sustentável dessa camada populacional sem a presença de engenheiros ambientais e agrônomos? Talvez você seja o novo agregador neste setor promissor.