13
set

Atualização com tecnologia avançada: Inovagri.

publicado no Caderno 4.

           A utilização inteligente da água dentro dos processos produtivos se vê fortalecida com os novos especialistas cearenses.

As tecnologias em irrigação são implantadas no Ceará com projetos do Inovagri, apostando no uso inteligente e produtivo dos recursos hídricos e técnicos.

          Área irrigada de 4,45 milhões… Maior reserva hídrica do planeta… Potencial de 26 milhões de hectares irrigáveis. O Brasil, mesmo com números grandiosos, registra deficiências quando o recurso da água está inserido em cadeias produtivas. Pesquisadores alertam não só a falta de pequenas bacias, mas, essencialmente, a carência de pesquisas aplicadas.

         Diante dessa necessidade, o Governo Federal criou da Secretária Nacional de Irrigação (SENIR), com o objetivo estratégico de ampliar e garantir a eficiência de irrigação. Paralelamente, um grupo de profissionais criou o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – Inovagri. Uma entidade sem fins lucrativos que visa levar aos campos irrigados do Brasil uma nova perspectiva para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e a inovação da agricultura irrigada.

         As propostas, que dão um novo olhar para projetos de inovação em irrigação e drenagem, necessitam de profissionais e parceiros. A última turma selecionada está formada principalmente por bolsistas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI), com a missão de atuar no Serviço de Assessoramento ao Irrigante (SAI), bem como em outros planos especiais.

Silvio Carlos Ribeiro, diretor do Inovagri, explica que as experiências do Instituto demonstram um notável potencial da produção irrigada no Ceará. Agora, é preciso divulgar o conhecimento para os produtores.

       O Inovagri está executando pesquisas no distrito do Baixo Acaraú – região Norte do Estado do Ceará, e também no município de Trairi, onde as pesquisas incluem a participação de instituições locais. Se o seu interesse é colaborar com a utilização estratégica das águas, a oportunidade é no Inovagri.

CAPACITAÇÕES VITAIS

     Saber como, quando e quanto irrigar. Essa é a proposta do Serviço de Assessoramento ao Irrigante, atual projeto desenvolvido pelo Inovagri. Mais de 360 produtores do Baixo Acaraú são beneficiados. “Esse projeto tem como objetivo dar respostas às demandas tecnológicas dos irrigantes”, afirma o Diretor Geral do Instituto, Silvio Carlos Ribeiro.

     Para dar subsídio ao projeto, 15 profissionais ligados à entidade atuam junto aos agricultores. São tecnólogos em irrigação e engenheiros agrônomos. O Inovagri oferta bolsas de desenvolvimento tecnológico industrial, extensão, iniciação científica e pós-doutorado. “Lançamos editais para selecionar novos profissionais especializados na irrigação”, afirma Ribeiro.

     Foi o que aconteceu com Kelliane Nascimento. Após ter concluído o curso de tecnólogo em irrigação, no Centec de Sobral, a jovem fez especialização em fruticultura irrigada e mestrado em engenharia agrícola. Passou por Sobral, Campina Grande (RN) e Piracicaba (SP). Hoje Kelliane faz parte da equipe do Instituto Inovagri. “Foi uma ótima oportunidade para eu voltar para o Ceará. Vou fazer doutorado sem deixar de trabalhar no Instituto”, avalia. O profissional da área pode entrar em contato direto com a entidade.


DIMENSÕES DO INOVAGRI


Público alvo:
Estudantes regularmente matriculados em cursos da área como o de Ciências Agrárias.

Pré-requisitos: Não estar vinculado ao mercado de trabalho (se for escalado para sair da capital);

Duração: A duração mínima dos trabalhos e cursos é de três meses. O prazo máximo é estabelecido pela conclusão do curso ou vigência do projeto no qual o selecionado foi encaixado.

Benefícios: Valores de pagamentos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Subsídios: Alimentação e hospedagem a serem negociados na etapa de entrevista.

Contato: Telefone: (85)3268.159 ⁄ (85)3268.1597. Site: www.inovagre.org.br