04
out

Capacitações para organizar e produzir.

publicado no Caderno 7

     O Senac oferece hoje mais de 450 cursos de capacitação nas áreas turismo, hospitalidade e lazer, gestão e negócios, ambiente e saúde, informática e comunicação, idiomas, infraestrutura, produção cultural e design.

     Todos estes núcleos temáticos estão vinculados com os grandes projetos econômicos que estão em desenvolvimento no Ceará, seja na indústria, no comércio, na zona rural ou no mercado dos eventos e espetáculos.

156 cidades cearenses possuem ações desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em unidades próprias ou por meio de entidades associadas.

ONLINE

    Para atender a necessidade de formação profissional dos alunos que não dispõem de tempo para cursar, existem capacitações realizadas à distância. Embora o aluno não frequente uma sala de aula, ele recebe o acompanhamento de Orientadores de Aprendizagem, que permanecem à disposição do estudante por telefone, carta, fax, e-mail e em plantão semanal. Nesses cursos a distância todo o material é acompanhado através da Internet. O interessado pode fazer a matrícula em qualquer época do ano.

 

ALUNOS-OUVINTES

     Desde a década de 1940, o Senac vem investindo em programas de rádio voltados para a educação não-presencial e para a divulgação de informações e conhecimentos gerais. Com o objetivo de ampliar as atividades por meio desse veículo de comunicação, a entidade criou, em 2002, o Programa Sintonia Sesc-Senac.

    O Sintonia é transmitido em todo o Brasil para cerca de 5 milhões de ouvintes, com programação veiculada gratuitamente por quase mil emissoras educativas, comunitárias e comerciais de AM e FM. As emissões promovem e incentivam a cidadania e desenvolvem ações sócio-educacionais. O programa também pode ser ouvido no site www.sintoniasesc.senac.br.

FOCO NOS EVENTOS

     Os especialistas recomendam que, na fase de capacitação, o profissional foque em um segmento de atuação e, desde o início, incorpore conhecimentos e técnicas que moldem suas habilidades de trabalho, ganhando assim versatilidade para desempenhar as ações com sucesso.

     Para a produção de eventos, os cursos de recepcionista e de elaboração de projetos podem abrir as primeiras portas neste segmento do mercado de trabalho. Para os negócios ligados aos eventos, são oferecidas formações em logística, marketing e vendas, planejamento estratégico pessoal, desenvolvimento de habilidades gerenciais e gestão eficaz de equipes.

    Para os atendentes, recepcionistas e apresentadores de eventos, os cursos de dicção /oratória e de qualidade no atendimento ao cliente vão dar aos profissionais da área as técnicas corretas para o bom desenvolvimento do trabalho. Estes profissionais precisam incorporar também idiomas como o inglês, francês e espanhol. Já os coordenadores e planejadores das produções devem dominar noções de otimização e supervisão de serviços gerais, visando monitorar e controlar a eficácia dos membros e a organização geral do espaço. Todos estes quesitos contam com treinamentos e cursos que modelam o novo profissional da produção de eventos, disponíveis no Serviço Social do Comércio.

VENTILAÇÃO: “As oportunidades já estão batendo à porta no segmento do turismo de negócios. O trabalhador tem que estar preparado para o mercado.” Rodrigo Leite, diretor de Educação Profissional do Senac.

PREPARAÇÃO PARA A ESTREIA

   Para o diretor de Educação Profissional do Senac, no Ceará, Rodrigo Leite, as oportunidades já estão batendo à porta no segmento do turismo de negócios. Ele ressalta a importância da parceria entre o Senac e a Câmara Setorial de Eventos. Segundo o diretor, a intenção é trabalhar junto aos empresários do setor para analisar o perfil profissional das ocupações demandadas, quantificar e qualificar. “O Senac conta ainda com os serviços do Banco de Oportunidades, que faz o cadastramento dos alunos formados e faz o encaminhamento dos profissionais ao mercado de trabalho”, finaliza.

Se você está interessado em atuar no Centro de Eventos, conheça alguns dos cursos que fazem parte da grade educacional do Senac:

- Técnico em Eventos (1.000h).

- Organizador de Eventos (160h).

- Captação e Organização de Eventos Turísticos e Culturais (160h).

- Produção de Eventos Corporativos (20h).

- Organização de Feiras e Exposições (20h).

- Produção de Eventos Sociais (20h).

- Cerimonial e Protocolo para Eventos (20h).

- Liderança Profissional no Turismo (20h).

- Marketing de Eventos (20h).

SERVIÇO.

Senac – CE. Tel: (85) 3452.7005 / 3452.7070. Acesse: www.ce.senac.br/cursos/ .