11
out

Carreira no setor de alimentos.

publicado no Caderno 8

   O curso de técnico em alimentos forma os profissionais que se tornarão aptos a atuar no processamento e na conservação de matérias-primas e produtos da indústria alimentícia.

A segurança sanitária é fundamental na alimentação. O técnico em alimentos zela pela qualidade dos produtos consumidos pela população.

    É um especialista que realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Este técnico possui um leque de atuação bem amplo. Ele pode prestar serviços em indústrias, laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria, órgãos de fiscalização sanitária e empresas de insumos.

    No Ceará, as práticas na fabricação e manipulação de comidas vêm pautando debates ao longodo Estado. Várias instituições já “colocaram em seus cardápios” cursos de capacitação sobre as boas práticas alimentares. Uma delas é a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, que até o fim de novembro vai beneficiar agricultores familiares fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e representantes das entidades que distribuem produtos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

    A coordenadora estadual do PAA, Mônica Macedo, enfatiza: “Serão 25 capacitações, com oficinas de práticas alimentares, sendo 15 para as entidades e 10 para os agricultores. O objetivo é orientar e conscientizar sobre a manipulação correta dos alimentos”.

SIMPÓSIO ALIMENTAR

    A engenheira de alimentos Cintya Sampaio teve, ainda na faculdade, a oportunidade de prestar consultoria em empresas ligadas ao setor alimentício. Ela não perdeu tempo e ingressou na área. Atualmente, comanda uma empresa que oferece serviços de consultoria, planejamento, pesquisa e treinamentos nas áreas de engenharia de alimentos e nutrição. “Existe um mercado em crescimento constante. De três anos pra cá, surgiram várias entidades especializadas em consultoria e treinamentos”, destaca Cintya, diretora técnica da empresa.

   Com intuito de assegurar a segurança alimentar, com bom atendimento ao cliente e um desenho do layout de estabelecimentos durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, nasceu o Simpósio Food and Health. Este evento vai preparar profissionais da alimentação para estes e outros eventos. Isto, abordando quatro eixos: alimentos funcionais e nutrição, tendências em certificação de alimentos, inovações tecnológicas e otimização de processos. “O intuito é ministrar palestras aos profissionais da área, com doutores renomados no Brasil”, completa Cintya. É mais uma chance de se inserir nas ofertas geradas por duas das maiores paixões brasileiras: a comida e o futebol.

 

SERVIÇO:

Simpósio Food and Health. Data: 26 e 27 de outubro. Inscrições no site www.engfood.com.br.
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.
Tel: (85) 3101.8002.