06
set

Como obter sucesso no comércio.

publicado no Caderno 3.

   De acordo com a Pesquisa Anual de Comércio, do IBGE, o setor comerciário vem registrando significativas expansões ao longo dos anos, impulsionado por fatores como a ampliação de crédito, as melhorias salariais e a redução de juros.

   De portas abertas para esse crescimento está o comércio varejista, que se destaca por contribuir na aceleração da economia nacional.

   No primeiro trimestre de 2012 o comércio cresceu 6,9%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é confirmado pelo volume de vendas varejistas. De janeiro a março deste ano, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, também do IBGE, a atividade avançou 6,8%. Acompanhando essa expansão notou-se uma geração diversificada de postos de trabalho.

 

A atividade comercial avançou 6,8% em 2012. E a geração diversificada de postos de trabalho acompanha a expansão.

DISTRIBUA E CONQUISTE

   Estruturas comerciais ofertam a entrada de trabalhadores para os mercados e redes de distribuição. Contudo, em um mundo no qual a competitividade assume um papel poderoso, algumas interrogações surgem para aqueles que apostam no comércio como oportunidade de progresso. Como começar, em quais áreas apostar e como se destacar, por exemplo, fazem parte das questões básicas.

   Uma das instâncias menos conhecidas do processo mercantil é a de distribuição. Porém, é neste subsegmento que são gerados milhões de vagas de emprego, sendo o espaço comercial onde surgem novas empresas independentes. São milhares os casos de empregados assalariados que, trabalhando em colocação e repartição de produtos, formaram sua companhia própria de distribuição, filiada ou franqueada à marca matriz.

   Mesmo nestes casos, as chances concretas de emprego estão unidas à qualificação pessoal. À medida que o candidato se capacita em temáticas do segmento escolhido, as oportunidades surgem de forma natural, inclusive, porque boa parte das companhias recrutam funcionários nas próprias academias de ensino. As colocações do setor incluem vendedor, caixa, estoquista, gerente de loja, divulgador, motorista e administrativo. Pelo menos uma destas tarefas é para você.