20
set

Construtor de melhorias.

publicado no Caderno 5

O Ceará está em franca expansão em matéria de infraestrutura e edificações.

Participar de capacitações na área de infraestrutura está sendo a opção de muitos cearenses. Com as construções aumentando, a aposta ganha adeptos, ainda mais com os cursos disponibilizados.

         Em nível nacional, desde 2007 o Governo Federal investe em obras para alavancar o crescimento econômico do País. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estabelece um conjunto de investimentos em estruturas e áreas como saneamento, transporte, habitação, recursos hídricos, e energia. Tanto nas obras de infraestrutura do PAC como naquelas do setor privado, as novas oportunidades de emprego surgem, num contexto carente da mão de obra suficientemente preparada.

CIMENTANDO A PROFISSÃO

         Mesmo perante um panorama favorável, a demanda pelo pessoal com a adequada qualificação demora em suprir-se, segundo informa a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Para acelerar a inserção de novos profissionais, aparecem mais cursos técnicos voltados à infraestrutura. Estes se encontram nas Escolas Estaduais de Educação Profissional, assim como em diversas academias privadas de capacitação geral, que oferecem educação para “técnicos em edificações”. Basta só acessar a internet e digitar num buscador as palavras aqui escritas entre aspas.

         Trata-se de capacitações integradoras que ofertam disciplinas básicas, como desenho de construção civil, leitura e interpretação de projetos, além de técnicas de segurança do trabalho e preservação ambiental. Adicionando a estas cadeiras, treinos em elaborações de orçamentos e planilhas de controle/previsão de materiais, supervisão tecnológica, laboratório prático e planejamentos focalizados.


SERVIÇO.
SEDUC-CE. 
Educação Profissionalizante. Tel.: (85) 3101.3962.

DESEMPENHO DO CONSTRUTOR

         Em parceria com engenheiros civis, instaladores de eletricidade⁄água e agrimensores, os técnicos em construção civil desenvolvem atividades vinculadas ao desenho e produção de edificações. Algumas tarefas são as de elaborar projetos seguindo normas e especificações técnicas; atuar na elaboração de planilhas orçamentárias e de controle de obras; e providenciar suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos.

Adicionando a estes serviços outras ações de inspeção da qualidade dos materiais e serviços; bem como de aquisição de máquinas e equipamentos. È correto afirmar que é o técnico em edificações é quem compatibiliza, coordena e efetiva o pagamento da mão de obra e dos insumos de cada construção. É requerido um perfil de responsabilidade e gosto pela edificação.

SERVIÇO.
IFCE. Instituto Federal do Ceará. 
Tel.: (85) 3307.3605. E-mail: edificações@ifce.edu.br