30
ago

Costurar carreiras no setor têxtil.

publicado no Caderno 2.

Os equipamentos modernos de costura e tecido permitem ao Brasil concorrer internacionalmente. Isto deve ser acompanhado por pessoal qualificado, que colabore com as melhoras na qualidade dos produtos e nos prazos de entrega.

É inegável o impacto que os produtos importados da Ásia causaram no setor têxtil brasileiro.

   Há de se levar em consideração também a inconstância da cotação do dólar, que dificultou prever a conduta dos mercados. Mas essa situação pode gerar oportunidades para as empresas locais integrantes da cadeia produtiva têxtil.

   De acordo com a Associação da Indústria Têxtil e de Confecção, o Brasil é o sexto maior produtor de tecido do mundo. Por gerar 7 milhões de empregos diretos e indiretos, o setor é considerado o segundo maior empregador da chamada “indústria de transformação”. Assim mesmo, as novas tecnologias e aparelhos de produção, junto com os prazos mais curtos de entrega, são fatores chaves a atender para gerar mais vantagens competitivas no rubro.

CRESCIMENTO CEARENSE

   A produção cearense de tecidos cresceu consideravelmente nos últimos anos. Os investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões na modernização do parque têxtil e confeccionista local deram ao Ceará uma participação de mais de 11% na produção nacional de fios ao longo de 2011. Quase um 7% dos empregos gerados pelo setor em todo o país estão na Terra da Luz. Todos esses números comprovam que as indústrias têxteis e de confecções instaladas no Ceará fazem deste estado um dos principais produtores do Brasil.


PROMESSA DE 2014

   Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Auditoria Ernst & Young Terco, analisou a produção de mais de 30 setores da macro e microeconomia brasileira. Efetuaram-se projeções de como essas áreas podem ganhar impulso com as inúmeras oportunidades de crescimento geradas pela Copa do Mundo de 2014. No estudo chegou-se a conclusão de que o mundial da FIFA deve provocar um crescimento de 3,12% do setor têxtil brasileiro.

 

SERVIÇO:
SINDITEXTIL.
Av. Barão de Studart, 1980 / 3o andar. Fortaleza – Ceará – Brasil. Fone: (85) 3421 5456 / (85) 3224 1478.  Site:  www.sinditextilce.org.br.
E-mail: sinditextil@sfiec.org.br

OPORTUNIDADES

No Estado do Ceará as ofertas de emprego do setor têxtil estão distribuídas principalmente na região metropolitana de Fortaleza e nos seguintes municípios:

* Jaguaruana

* Alto Santo

* Juazeiro do Norte

* Mombaça

* Quixadá

* Sobral

* Tianguá