27
set

Cozinheiro, auxiliar e chef: opções para os sabores.

publicado no Caderno 6

         O campo da gastronomia cearense está num momento historicamente produtivo, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Os amantes da boa comida podem transformar a paixão em profissão bem remunerada. O setor nunca esteve tão bem e o aperfeiçoamento é primordial. O chef Antonio Marcondes do Nascimento indica a necessidade de valorizar a profissão gastronômica.

Aproveitando o incremento do consumo dos nordestinos, os donos de restaurantes estão investindo em infraestrutura. Consequentemente, o segmento precisa de profissionais preparados para o serviço diário nas cozinhas e nos salões de atendimento ao público.

        Ivan Assunção, presidente da Abrasel no Ceará, ressalta que o setor gastronômico no nosso Estado é privilegiado em relação ao desenvolvimento, indicando um crescimento médio de 12 a 15% ao ano, só em Fortaleza. A entidade fechou parcerias com o Sebrae e o Senac, a fim de oferecer cursos de capacitação gratuitos. Estes cursos são dirigidos, especialmente, a funcionários que trabalham nos restaurantes e para os gestores associados à Abrasel.
O segmento da gastronomia é vasto. Conheça algumas das profissões mais requisitadas.

AUXILIAR DE COZINHA

       É o profissional responsável pelo pré-preparo, higienização e organização da cozinha. Realiza pequenas produções como, por exemplo, a fritura de alimentos, corte de carnes e de legumes. Esta função, normalmente, é o primeiro passo para uma carreira no segmento gastronômico. A partir dela, o profissional mais dedicado pode se aperfeiçoar realizando outros cursos e passar para os cargos de cozinheiro, chefe de partida (encarregado de uma determinada área da produção) e, posteriormente, chef de cozinha.

 
COZINHEIRO

       Trabalha criando e aprimorando as refeições que fazem parte do cardápio. Os cozinheiros podem ser bem remunerados, por menor que seja o restaurante. Além de executar a confecção de pratos, este profissional acompanha todas as atividades desenvolvidas na cozinha, incluindo a forma como os alimentos vão ser servidos aos clientes.

 
CHEF DE COZINHA

        É o profissional que comanda toda a equipe de cozinha. Supervisiona os serviços dos auxiliares e cozinheiros, planeja