27
set

Criador de coquetéis: o barman.

publicado no Caderno 6

No bar, o profissional que sabe fazer as combinações certas de bebidas pode ser muito bem retribuído. É o caso das “Coquetelitas” de Fortaleza.

                O trabalho do barman é preparar as bebidas, alcoólicas ou não, que vão ser servidas aos clientes ou convidados.

                Não há registros da origem desta função. Com o tempo, os barmen começaram a misturar álcool aos sucos. Surgiu assim, a conhecida coquetelaria.

               A profissão de barman vive hoje um grande momento nos pólos turísticos brasileiros, como é o caso do Ceará. A popularização do ofício trouxe benefícios: novas técnicas foram desenvolvidas para encantar o público. O barman precisa conhecer as peculiaridades das bebidas e identificar a preferência do cliente.

        Visando harmonizar com requinte e ciência os ingredientes do coquetel, são oferecidas capacitações em escolas gastronômicas e profissionalizantes. Os cursos e o domínio de línguas valorizam o currículo do barman, junto com fatores como a idade, experiência e apresentação.

EMPREGO PARA HOMENS?

                Diluindo a ideia de que este é um ofício masculino, um grupo de mulheres fortalezenses trabalha como “barwomen”. A idealizadora da equipe, Fernanda Dantas, afirma: “Estamos fazendo oito anos de atuação no mercado local, um sonho que virou realidade com ajuda da família, dos patrocinadores e dos fornecedores”. A empresária explica que o barman é responsável não só por elaborar drinques inesquecíveis, mas também pelo processo, desde a montagem do bar antes do evento até a satisfação do cliente.

             Como em qualquer profissão, a qualificação é necessária. “Na minha equipe, treinamos o pessoal semanalmente. Nesta área é preciso que o profissional esteja sempre atento às tendências de mercado, não se pode estagnar”, explica. Simpatia, criatividade, organização e carisma são alguns requisitos básicos da profissão. Além disso, são importantes conhecimentos gerais sobre bebidas, técnicas de coquetelaria e entretenimento, segundo Fernanda.


BARMAN-SHOW.

          Um barman pode se especializar como “bartender”, que trabalha em hotéis, restaurantes, bares, festas particulares, feiras e eventos. Neste segmento o intuito é também cuidar do entretenimento, fazendo malabarismos e demonstrações no preparo dos drinques. As apresentações podem ainda garantir boas gorjetas. Uma das instituições que oferecem o curso de barman e bartender é a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

SERVIÇO.
ABRASEL –CE. Tel: (85) 3268.3977. Email: abraselce@abrasel.com.br .