23
ago

Eu quero trabalhar. Como garantir uma vaga?

publicado no Caderno 1.

Antes de pegar a estrada da vida profissional, o aspirante deve saber quais são suas intenções e anseios de vida.

É importante se perguntar, em definitivo, quais são as motivações que o levam a trabalhar, além da necessidade financeira. Especialistas em Recursos Humanos afirmam quea melhor escolha é aquela que faz o candidato feliz, a qual na maioria das vezes está associada a praticar o que realmente se gosta. Realizado é o profissional que tem reconhecimento da empresa com retorno financeiro.

NO MERCADO, SÓ FORMADO

   Nestas épocas, entrar no mercado, só se for formado. As empresas privadas e públicas estão cada vez mais exigentes sobre a experiência e o ensino do empregado. O mundo do trabalho gira rápido. Mesmo se for para tornar-se Júnior, Sênior, Pleno ou Máster, para cada nível é fundamental estar preparado. A exigência de ter profissionais melhor qualificados a cada mês faz parte da política empresarial hoje. No passado, os aspirantes só precisavam das chamadas “vontade de trabalhar” e “oportunidades”. No século XXI é preciso.

Os candidatos que atendem integralmente à sua procura de trabalho ganham chances para progredir no mercado.

   Pode ser que neste momento o melhor não seja bater na porta do empregador: talvez seja melhor se qualificar. Olhe com apreço para o colégio e para as escolas profissionalizantes. Cursinhos e faculdades também são uma boa pedida. Analise se a sua instrução é suficiente para ter a mínima chance de concorrer à vaga por você desejada. Se a resposta for não, busque aquilo que no momento está à altura do que você pode oferecer ao mercado.

   Ao mesmo tempo em que garante sua renda, não descuide do seu aperfeiçoamento profissional.Não é segredo para ninguém que estudar é sempre o melhor caminho para quem sonha com um futuro aprazível. De acordo com o SINE – Sistema Nacional do Emprego, até junho de 2012, o povo cearense foi aquele que mais contratou em toda a região nordeste. A cada dia aparecem mais de 500 ofertas de emprego dentro de Fortaleza.
A capital cearense ficou em terceiro lugar dentre as cidades  que mais vagas de trabalho geraram em 2011.
Não há tempo a perder.