11
out

Foco no atendimento.

publicado no Caderno 8

    Em 2013, Copa das Confederações. No ano seguinte, a Copa do Mundo.

Em 2014, o Ceará receberá mais de 710 mil turistas. A Copa cria chances para promoções, mudanças de emprego ou um segundo trabalho. As capacitações já estão disponibilizadas.

   E é com o objetivo de elevar a qualidade da prestação de serviços que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria Especial da Copa e da Secretaria de Trabalho, implantou o programa Qualificação Cidadã. Jovens e adultos vão ser preparados para as oportunidades que já estão à disposição dos candidatos que tem interesse de trabalhar no setor do turismo.  “Tenho certeza que esses jovens alunos farão a diferença e contribuirão para colocar o Ceará em lugar de destaque”, afirma o secretário Especial da Copa 2014, Ferrúcio Feitosa.


CIDADÃOS PRONTOS

    O programa Qualificação Cidadã oferece seis opções de cursos: camareira, mensageiro, recepcionista de hotel, informante turístico, inglês instrumental e espanhol instrumental. Vinte turmas serão formadas até 2013, num total de 500 jovens capacitados para atuar nas Copas e com chances de se manter empregados após os eventos.

    A expectativa é ampliar ainda mais o número de vagas, como o indica o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Evandro Leitão. “Precisamos estar prontos não apenas na infraestrutura, mas com pessoas qualificadas para atender as demandas que virão tanto das empresas quanto do mercado de trabalho”, detalha.

   Os cursos serão ministrados nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) dos bairros Mucuripe, Messejana e Jangurussu, em Fortaleza. Também haverá turmas no Centro Vocacional Tecnológico do Cais do Porto. As inscrições estão abertas e os interessados em participar devem ter entre 18 e 29 anos, além de serem estudantes oriundos de escolas públicas. Para o curso de recepcionista, é preciso ter concluído o nível médio. Para os demais, é necessário ter ensino fundamental. Outra boa notícia: todos os cursos são gratuitos.

MELHORE SEU PLACAR

    Os cursos ofertados pelo programa Qualificação Cidadã estão focados na capacitação para o setor turístico. Segundo Denilde Monteiro, gerente operacional de um hotel na capital cearense, essa é uma área que oferece milhares de vagas diariamente, mas o nível de escolaridade de alguns trabalhadores deixa a desejar. “Não adianta procurar emprego sem ter os cursos de profissionalização no currículo”, aconselha. Para Denilde, o requisito primordial é que o candidato tenha qualificação comprovada, seja para qual posto for ocupar.

    “Aqui no hotel, por exemplo, para trabalhar como camareira, a pessoa precisa ter curso básico na área. Se for para serviços gerais, deve ter o ensino médio completo ou em conclusão. Já para a recepção, os pré-requisitos são nível médio completo e domínio do inglês”, detalha. As capacitações são necessárias e estão disponíveis. Escolha uma área e vá em busca da capacitação para a inclusão profissional.

 

SERVIÇO:

Inscrições do Programa Qualificação Cidadã:

-CITS Mucuripe: Rua do Entardecer, 160, Mucuripe (Vicente Pinzón). Tel: 3101.1552.

-CITS Messejana: Rua 24 de Novembro, 555, Conjunto São Bernardo. Tel: 3276.3719.

-CITS Jangurussu: Rua L, 20, Conjunto João Paulo II. Tel: 3254.2525.

-CVT Portuário: Av. Vicente de Castro, s/n, Cais do Porto. Tel: 3266.8254.