27
set

Formação para o setor hoteleiro.

publicado no Caderno 6

É hora de buscar capacitação num dos segmentos que devem alcançar o maior índice de desenvolvimento nos próximos anos.

         Fortaleza é a quinta capital do Brasil e a segunda do Nordeste em número de hospedagem.

       A cidade possui 280 empreendimentos entre hotéis, pousadas, albergues e pensões. A capital cearense é responsável por 5,6% do mercado nacional perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, segundo pesquisa realizada em 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

             De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), em Fortaleza o setor dispõe de 26.370 leitos para hospedagem. Até 2014, o número de vagas diretas deve aumentar 65%.

             Identificada como prestadora de serviços, a rede hoteleira tem como ferramenta fundamental os seus funcionários. Segundo especialistas, é essencial que as empresas invistam na capacitação profissional, procurando manter os grupos motivados frente aos desafios. Desta forma, estarão contribuindo para a qualidade de vida dos trabalhadores e, consequentemente, o resultado será refletido no melhor desempenho das atividades hoteleiras.


PROFISSIONALISMO SEMPRE

           Os funcionários desempenham um papel fundamental no atendimento aos turistas. Mensageiros, camareiras, recepcionistas, motoristas, manobristas, garçons, cumins, maîtres, agentes de viagens… A lista de oportunidades é grande e a ocupação de cargos depende, especialmente, do próprio trabalhador.

         Para gerentes e supervisores hoteleiros, a grande dica para a carreira é fazer uso permanente da gentileza. Com ética, respeito e bons relacionamentos, em qualquer momento. Também é importante dominar línguas estrangeiras, sendo o inglês indispensável, pois o empregado irá lidar com públicos diversificados com idiomas diferentes. Existem cursos de Hotelaria, que incluem conhecimentos gerais de turismo, assim como de gerência de quartos, alimentos e bebidas.

SERVIÇO:
Senac Turismo:
Tel: (85) 3433 3884. http://www.ce.senac.br