11
out

Fotógrafo: Aprenda, clique e cresça.

publicado no Caderno 8

    Desde meados do Século XIX, o fotógrafo atrai a atenção de públicos de todas as partes do planeta. 

Os fotógrafos têm uma profissão requisitada hoje e ainda ganham possibilidade de crescimento com os preparativos das Copas e os megaeventos que desembarcam em Fortaleza. É o que garante o professor Ulisses Narciso.

    Atualmente, o profissional pode atuar em diversas áreas, como na fotografia voltada para o cinema, fotojornalismo, fotos aéreas, fotografia de documentos, subaquática, publicitária e panorâmica. O mercado de trabalho para fotógrafos, editores de imagens e cinegrafistas está em plena expansão.

    No Brasil, a demanda por estes profissionais vai aumentar na mesma proporção dos grandes eventos. A Copa das Confederações (2013) e o Mundial da Fifa (2014) trazem ótimas oportunidades para os profissionais, que vão capturar momentos únicos e, inclusive, históricos. O investimento em capacitação agora será, certamente, recompensado com uma boa remuneração e, quem sabe, um emprego fixo.

COMPETITIVIDADE ATUAL

    Segundo o último boletim da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, o Brasil possui 2.509 fotógrafos profissionais registrados. Mas, na realidade, essa quantidade é muito maior, e as vagas são concorridas. No entanto, isso não deve desanimar quem queira se capacitar para o serviço. Os fotógrafos qualificados são requisitados a toda hora, como afirma o professor do curso de fotografia do Senac, Ulisses Narciso. Ele explica que, com a facilidade atual de acesso aos equipamentos fotográficos, os mercados absorvem com rapidez os profissionais da imagem.

    Narciso enfatiza que esse segmento requer conhecimentos específicos e é com esse panorama que apenas os especializados conseguem além da inserção, permanência nos trabalhos. “Muitas pessoas adquirem uma câmera e já se consideram fotógrafos profissionais. Não é bem assim. O setor da fotografia está avançando cada vez mais em sua tecnologia e complexidade. O profissional precisa estar atento para todas essas mudanças”, contesta o professor.


ENTUSIASMO PARA UMA BOA FOTO

    Segundo o professor Narciso, ficarão literalmente “na cara do gol” aqueles profissionais que produzam material variado e optem pela formação continuada na área. Estes fotógrafos acabam valendo-se de técnicas elaboradas e, por conseguinte, ganham os espaços concorridos tanto no crescente setor dos espetáculos e eventos internacionais quanto na área das construções e indústrias.

    Para o especialista do Senac, os candidatos a uma vaga como fotógrafo devem ser curiosos, polivalentes, entusiasmados com o que fazem e sempre atentos à novos cursos. “Ao dobrar uma esquina você pode encontrar uma cena inesperada e aquela poderá ser a foto da sua vida. Mas se você não tiver experiência nem conhecimento, esta oportunidade pode passar e você acaba perdendo a grande chance”, alerta Narciso.

 
SERVIÇO.
Curso de Fotografia – Senac –
Iracema. Rua Boris, 90, Fortaleza – CE. Tel: 3452.1242
Pré-requisito para participar: ter pelo menos 17 anos e Ensino Fundamental concluído.