30
ago

Governo negocia a vinda de montadoras para o Estado.

publicado no Caderno 2.

Poucos Estados brasileiros possuem uma montadora de veículos.

   No Nordeste, apenas a Bahia conta com um equipamento montador em pleno funcionamento. No Ceará, a catarinense TAC Motors já está produzindo suas primeiras unidades. A montadora investiu R$ 200 milhões para se transferir de Santa Catarina para o Ceará com o objetivo de produzir 3 mil veículos utilitários por ano. Com a empresa, aproximadamente 500 empregos diretos e outros 700 indiretos já estão sendo gerados em Sobral, norte do Estado.

Está chegando a hora do Ceará ter
fábricas montadoras de veículos. Fique
atento às oportunidades de emprego.

ASIÁTICOS E AMERICANOS

   Outras montadoras estão em negociação com o Governo do Ceará. Uma delas é chinesa e pode ocupar uma área de mil hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Na área, se estabeleceriam diversas empresas que fornecerão serviço e insumos necessários à produção de automóveis.
Além desta companhia chinesa, outra fábrica do mesmo país teria interesse em se instalar no Ceará. Essa última, armadora de ônibus, estaria disposta a investir inicialmente R$ 150 milhões na produção de três mil unidades por ano. De acordo com a Agência de Desenvolvimento do Ceará, duas montadoras chinesas e uma coreana negociam a instalação de unidades no Estado.

GM NO CEARÁ?

   Uma das maiores fabricantes de veículos do planeta também estaria de olho no Ceará. Especula-se que a General Motors, produtora da marca Chevrolet, pode desembarcar por aqui. Fontes ligadas ao Governo estadual afirmam que o setor “3” do Complexo do Pecém já estaria reservado para o tão desejado empreendimento. A área seria a mais adequada para abrigar uma grande montadora.

DIRIJA SEU FUTURO

Para trabalhar numa montadora é preciso ter a formação técnica específica. As montadoras estão chegando e  os cursos estão disponíveis agora.

Para participar do processo seletivo de uma montadora se deve ser maior de 18 anos e ter curso técnico na área de interesse. As montadoras costumam dar preferência aos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Observe quais são alguns dos cursos da área automotiva oferecidos pelo SENAI no Ceará:

* Acessórios automotivos.
* Alinhamento e Balanceamento de Direção e Rodas.
* Ar Condicionado Automotivo Básico.
* Eletricidade automotiva e de motocicletas.
* Injeção Eletrônica.
* Mecânica de Câmbio .
* Mecânica de Motocicletas.
* Mecânica de motor a diesel / sprint / mwm/ álcool/ gasolina.
* Mecânica de Suspensão, direção e freios..
* Mecânica de Veículos – Diesel.
* Mecânico de Manutenção de Ar Condicionado Automotivo.
* Mecânico de Manutenção de Motocicletas.
* Mecânico de Motor e Câmbio – Alcool e Gasolina.
* Mecânico de Suspensão, direção, freios.
* Metrologia para Mecânica Automotiva.

SERVIÇO.
SENAI – CE. Tel.: 85 – 3421-5900. E-mail:  senai-ce@sfiec.org.br”