06
set

Hora de acordar! Dicas para se tornar um vendedor de destaque.

publicado no Caderno 3.

Profissional do comércio e das vendas:


1- PLANEJE

Ter uma agenda é fundamental para guardar os contatos de seus compradores. Se você vai fazer visitas, é preciso pesquisar antes sobre qual pode ser o perfil dos clientes. É preciso mapear as oportunidades, descobrir qual público pode adquirir seu produto ou serviço.

2- SAIBA O QUE ESTÁ VENDENDO

Ao conhecer o produto você domina o elemento que está oferecendo aos clientes. O importante é conseguir responder a todas as perguntas do comprador e confiar na qualidade da peça que você está oferecendo. Quanto mais se acredita no que se vende, mais facilmente se conquista o comprador.
3- SEJA AGRADÁVEL

Maria Suely da Silva Santos, jovem vendedora de produtos para sapatos e couros, tem sido indicada para gerente de loja onde trabalha.

      Entrar numa loja e sentir pressão do vendedor gera desconforto. Deixe o cliente a vontade, ouça-o atentamente quando ele solicitar sua presença e seja simpático e atencioso. Um atendimento ruim espanta mais clientes do que um preço alto. Além disso, não tente forçar a compra de um produto que não atende completamente as necessidades do comprador.

4- ATENÇÃO COM CLIENTES DIFÍCEIS

Não tenha dúvida: você vai receber um cliente complicado. Aquele difícil de agradar, por ser exigente ou mal humorado. Tenha sempre em mente que estes consumidores são uma exceção à regra. Mantenha a calma e vá em frente com a venda, sem perder a paciência nem o foco.

5- EXALTE BENEFÍCIOS DO PRODUTO

      Comunicar aquilo que é bom em determinado produto sugere ser uma boa estratégia. Com a necessidade de solicitar aquele bem ou serviço, o cliente vai se interessar ainda mais se o vendedor apontar os benefícios do produto. Informe as características e deixe claro tudo o que o cliente vai ganhar com aquela mercadoria.

6- APOSTE NA PÓS-VENDA

      Manter uma boa relação com seu comprador, fazendo com que ele volte a solicitar seu produto é o objetivo. Crie um banco de dados detalhado, ligue no aniversário do cliente, avise sobre a chegada de novos produtos ou de uma liquidação e consulte permanentemente a opinião sobre aquilo que o cliente adquiriu.

7- QUALIFIQUE-SE

      Estar atualizado é essencial para ficar informado sobre as novidades do mercado. Também é necessário estar de olho no que realiza a concorrência. E, sempre que possível, faça cursos na sua área de mercado. Assim, suas chances de se tornar um profissional de sucesso aumentam substancialmente. Claro, também não se esqueça de confiar em você.

O grande vendedor é aquele que consegue detectar as necessidades do cliente,

para satisfazê-las da melhor forma”.