27
set

Lazer que gera empregos.

publicado no Caderno 6

O turismo no Ceará está em pleno crescimento.


O Ceará oferece opções para quem procura diversão, descanso e cultura, além de boa gastronomia. Aproveitar este momento é fundamental.

               Neste contexto, as oportunidades de negócios e empregos não param de surgir. Além disso, as condições favoráveis para o turismo convidam os candidatos a um emprego no setor, a conquistar espaços e obter sucesso em empreendimentos que recebem os visitantes.

                Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, a alta estação no Ceará dura quase o ano inteiro. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) revela que, por conta da procura, a rede de hospedagem cearense trabalha com mais de 80% de ocupação permanente, podendo chegar a 100% em datas festivas como o reveillón. O total de empregos temporários gerados pelo turismo atinge 65 mil vagas a cada período de alta estação.


DELICIOSOS ATRATIVOS

             Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria espanhola especializada em turismo, Chias Marketing, mostra que 49% dos turistas visitam o Estado do Ceará vêm em busca de lazer. É partir desse turismo que o Ceará decola com novos negócios e empregos. As condições locais favorecem passeios por paisagens inesquecíveis e culinária típica, baseada nos frutos do mar e nas receitas sertanejas.

            Os segmentos turísticos mais privilegiados estão concentrados no comércio e serviços, destacando os bares e restaurantes. Atualmente, apenas em Fortaleza, cerca de 350 estabelecimentos fazem parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os profissionais mais antenados devem incorporar capacitações para a melhora do atendimento e dos rendimentos.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

            A escolha de Fortaleza como uma das subsedes da Copa das Confederações (2013) e da Copa do Mundo (2014) potencializa a nossa capital como destino turístico internacional. Os investimentos vão gerar empregos nos mais variados setores, especialmente, no setor de serviços.

            A chave do sucesso para crescer em qualquer profissão que depende de relacionamento com o público é o bom atendimento, seja em hotéis, nos restaurantes, nas agências de turismo ou no transporte de passageiros em táxis, vans e topiques. Em todas essas formas de receber os turistas, é importante aliar a tradicional hospitalidade cearense à capacitação profissional.

            Seja para os empresários ou para os empregados do setor de serviços, para que os negócios prosperem e garantam a manutenção dos empregos, é preciso que todos mantenham a clara visão de que os turistas que vierem poderão desfrutar de uma excelente estadia para retornarem em outros momentos.