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out

Negócios e empregos.

publicado no Caderno 7

     Um complexo com 176 mil m² de área construída, instalado em um terreno de 17 hectares que conta com 21 mil m² de jardins, 3.200 vagas de estacionamento e capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento.

O CEC abre espaço para a realização de eventos de turismo, lazer ou negócios com segurança e conforto. Ao mesmo tempo, abre milhares de postos de trabalho.

     Além disso, o equipamento dispõe de vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiros, salas para produções, administração, segurança, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.

     O Centro de Eventos do Ceará (CEC) começou a ser construído em agosto de 2009. Na fase de construção foram gerados mais de 1.200 empregos. De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado, só para a operação do empreendimento devem ser criados mais 2.400 empregos diretos e indiretos. Já os processos de criação, planejamento e execução das produções a serem realizados no CEC, devem gerar uma quantidade de vagas bem maior: cerca de 110.900, só no primeiro ano de funcionamento.

FATOR DE DESENVOLVIMENTO

   O local vai receber visitantes em todos os períodos do ano, desta forma, incrementando ainda mais a cadeia produtiva do turismo no estado. Os recentes eventos produzidos no complexo, que reuniram artistas internacionais e locais, demonstraram a capacidade de criação de vagas deste complexo.

    A expectativa do Governo do Estado é que o novo equipamento abra caminhos para o desenvolvimento econômico do Ceará. Para o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, o CEC fornecerá, entre serviços, aluguel de área e realização de eventos diversos, cerca de R$ 840 milhões por ano, o equivalente a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. “O Centro de Eventos se perfila como um polo gerador de negócios que irá elevar a qualidade profissional dos serviços no Estado”, avalia o Secretário.

 

PREPARADOS PARA O SHOW

    O Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece) avalia que o CEC provocará mudanças significativas no setor turístico. A atração de eventos nacionais e internacionais fortalece os mais variados setores da economia.

    Com a necessidade de pessoal capacitado para o desempenho das funções no CEC, uma parceria entre a Câmara Setorial de Eventos do Ceará e o Senac diversificou a oferta de cursos dirigidos a eventos e espetáculos. Alguns das novas capacitações são as de mestre de cerimônia, operador de suporte audiovisual e montador de estandes. Somente em 2012, foram formadas seis turmas de organizadores de eventos e quatro turmas de recepcionistas, totalizando a capacitação de 250 novos profissionais para o mercado de eventos na capital.

SERVIÇO: Senac. Acesse: http://www.ce.senac.br/ .