13
set

Oportunidades chegando para o Interior.

publicado no Caderno 4.

         O entusiasmo é necessário, mas não suficiente para gerenciar e garantir sucesso num emprego.

     É fato que o campo está sendo um espaço fortemente escolhido para atuar e captar recursos. Contudo, conhecer a fundo a área na qual se investirão tempo e esforço, é o primeiro passo para colher bons resultados. Se você já escolheu a área, avance sem demorar com a formação necessária. Mas, se ainda não optou pelo caminho a seguir, veja algumas áreas que estão em alta no interior cearense.

Os processos de mecanização e automação do trabalho no campo se veem reforçados pelos novos tecnólogos rurais, de formação variada.

* Manutenção de Aeronaves

         Com a construção de um novo aeroporto no município de Aracati e também de um Centro de Manutenção de aviões executivos a profissão de técnico de aeronaves é uma boa alternativa de emprego.  O curso de Manutenção de Aeronaves tem caráter tecnológico e forma profissionais em num prazo de 2 a 3 anos, para a prevenção e correção de problemas de aeronaves.

* Ciências Atuariais

         Perante o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, os atuários contarão com emprego certo. Companhias multinacionais contratam atuários como consultores em gestões de risco financeiro. Estes técnicos especializados atuam no mercado econômico-financeiro, estabelecendo planos e políticas de investimentos, calculando e avaliando riscos, e controlando reservas financeiras de empresas.

 * Construção Naval

         Esta carreira expõe conteúdos como desenho, mecânica, eletricidade, ciência dos materiais, soldagem, fabricações e planejamento. O Técnico em Construção Naval desenha estruturas e peças para embarcações, avaliando e orientando o uso dos materiais e os processos construtivos em estaleiros, por exemplo. A capacitação já está disponível em municípios do litoral cearense.

 * Engenharia Ambiental

         O engenheiro ambiental está habilitado para propor soluções ecologicamente corretas para assuntos ambientais. Para vencer neste curso de graduação é necessário assimilar uma carga de ciências exatas e naturais. Trabalha o aspecto social dentro da engenharia nos ecossistemas. No Estado os engenheiros ambientais acompanham as grandes construções, obras e empreendimentos. As vagas para estes profissionais só aumentarão.

 * Mecatrônica industrial

O mundo moderno avança, em parte graças à automação. O Curso de Mecatrônica Industrial forma profissionais com conhecimentos em tecnologias aplicadas em células flexíveis de manufatura, para atuar na operação e manutenção de sistemas industriais. A automação tecnológica em processos de irrigação e coleta, por exemplo, demanda expertos em mecatrônica que contribuam com o agro.

ÊXODO AO CONTRÁRIO

O superintendente do Senar-CE, Anísio de Carvalho Junior, observa com positividade que, paulatinamente, as regiões remotas do Ceará estejam atraindo novos produtores.

     De acordo com o superintendente do Senar-Ce, Anísio de Carvalho Júnior, são numerosas as oportunidades para o homem do campo. “Podemos dizer que hoje as pessoas que saíram do campo em busca de oportunidades na cidade estão de volta, retornando ao seu meio original”, afirma. Anísio ressalta que além de cursos voltados para a piscicultura, o Senar disponibiliza aperfeiçoamento em atividades de relevância no Ceará, como: apicultura, avicultura básica, fruticultura, floricultura, bovinocultura do leite e pecuária bovina, de caprinos e de ovinos.

    Não só para o homem do campo trabalha o Senar, mas também para aqueles que procuram e buscam no interior uma oportunidade de emprego. Vale ainda ressaltar que todas as capacitações e os cursos ofertados pelo Senar são totalmente gratuitos.

SERVIÇO: Senar-Ceará.Rua Major Weyne, 319, Fortaleza – CE. Tel.: (85) 3535.8020