11
out

Os bons frutos da qualificação.

publicado no Caderno 8

    Na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, no município de Icapuí, está a Agrícola Famosa. É uma empresa com 16 anos no segmento do agronegócio, sendo hoje uma das maiores produtoras de frutas do Brasil.

Para produzir mais de 30 mil toneladas anuais de frutas em 6 mil hectares, a Agrícola Famosa oferece qualificação permanente para seus trabalhadores.

    A cada período de safra são convocados quase 5 mil trabalhadores. Todos recebem treinamento oferecido pela própria empresa para atuar desde a preparação dos terrenos até o carregamento das frutas nos caminhões.

    Para os diretores da empresa, a qualificação é um dos fatores mais importantes. Isto porque os processos produtivos são pouco mecanizados e precisam de um cuidado minucioso. Algumas destas tarefas são a instalação do equipamento de irrigação, o transplantio das mudas, a cobertura de áreas com tecido de proteção, a limpeza e manuseio dos frutos, a colheita e a embalagem dos frutos. Cerca de 70% da produção é exportada e, por isso, é necessário seguir um processo rigoroso na empresa para que a fruta chegue ao destino obedecendo aos padrões internacionais de qualidade.

 

VESTIR A CAMISA

    Os resultados dos treinamentos indicam sucesso quando a Agrícola Famosa aparece como a maior exportadora de frutas do País e uma das maiores produtoras de melões e melancias do mundo.  Luiz Roberto Barcelos, dono e diretor da empresa, afirma: “Valorizamos o empregado e, por isso, eles vestem a camisa da Famosa. Se a empresa cresce, a remuneração deles é melhor, são oferecidas melhores condições de transporte, alojamento e alimentação. Temos a certeza que esses benefícios voltam em favor da companhia, quando há compromisso maior de seus empregados”.

    Hoje a Agrícola Famosa gera cerca de 4 mil empregos diretos e considera estar contribuindo socialmente para o desenvolvimento da região. “Acreditamos que o trabalhador é nosso grande bem e por isso investimos constantemente em benefícios para aumentar a sua satisfação”, expressa Barcelos. Vale ressaltar ainda que, ao entrar na empresa, cada trabalhador é treinado em higiene e segurança do trabalho. A empresa tem o objetivo de implantar uma escola na fazenda para colaborar cada vez mais com a formação dos funcionários.


CAPACITAÇÃO CONSCIENTE

“Quem paga salário mínimo, recebe em troca trabalho mínimo. Por isso sempre capacitamos e pagamos bônus aos empregados, de acordo com o desempenho deles e do resultado da empresa” – Luiz Roberto Barcelos, diretor da Agrícola Famosa.

    A capacitação técnica dos funcionários da Agrícola Famosa é ministrada anualmente. Mas a empresa considera que o treinamento mais importante é formado por encontros para a conscientização de cada empregado sobre a importância da função que ele exerce, tanto para a empresa como para os próprios trabalhadores.

    Segundo o diretor da empresa, Roberto Barcelos, o investimento nos profissionais para aprimorar a cadeia produtiva resulta em redução de custos operacionais, mais produtividade e mais qualidade nos frutos. O quadro de funcionários conta com empregados rurais, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos. A maioria dos técnicos foi capacitada fora do país para produzir melões e melancias com alto padrão de qualidade. Hoje, estes profissionais recebem salários médios de R$ 4 mil por mês.

    Investindo na qualificação e na valorização pessoal e profissional, a Agrícola Famosa se orgulha de nunca ter recebido reclamações trabalhistas.


INSTRUÇÃO BÁSICA

    Com uma original política pedagógica, a Agrícola Famosa firmou convênios com prefeituras da região para ministrar cursos noturnos de português e matemática aos funcionários. O objetivo é reduzir, ao máximo, o número de empregados analfabetos.

   Além disso, antes de cada ano-safra, a empresa oferece treinamento direcionado ao setor em que os colaboradores atuam. Esta decisão foi tomada porque algumas das atividades necessárias não contam com cursos oferecidos por entidades públicas, privadas nem do terceiro setor.

   Dessa forma, os profissionais que trabalham na colheita, por exemplo, recebem treinamento para identificar o ponto ideal de retirada dos frutos, como deve ser feito o transporte da produção sem desperdícios e com o cuidado de evitar danos nos produtos. Cada etapa da operação descrita leva um treinamento específico.

 
SERVIÇO:

Fazenda Agrícola Famosa Ltda.Sítio Gravier, Zona Rural, Icapuí – CE. Tel: (84) 3324.5038. Site: www.agricolafamosa.com.br .