06
set

Raio X: O setor de serviços em alta.

publicado no Caderno 3.

O setor de serviços é responsável por mais de 70% da atividade econômica cearense. 

Sobre a necessidade de formação para o setor, os espeialistas salientam que os serviços envolvem a relação entre pessoas, e por isso, é preciso ter boa apresentação pessoal, educação e capacidade de comunicação.

   Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior revelam que a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil corresponde ao Setor de Serviços.

   No Ceará essa realidade não é diferente. Esse segmento, conhecido como “setor terciário”, é aquele que engloba as colocações e distribuições de atividades diversas com os produtos relacionados. Isto é tanto para outros negócios quanto para consumidores finais.

   O foco está na interação entre pessoas, proporcionando um serviço ou produto que satisfaça os anseios dos solicitantes. Inclui ações altamente relevantes, a exemplo dos serviços públicos como educação, limpeza, contabilidade e uma infinidade de atividades.

    O diferencial desse espaço econômico é a sua intangibilidade: ele é essencialmente abstrato, já que as relações envolvem oferta e procura. Porém, as tarefas dentro de este são bem concretas.

EMPREGO EM ALTA

   Hoje o Setor de Serviços é a área econômica que mais cresce e mais gente emprega no Brasil. As empresas seguem ramos diversificados, seja na qualidade da prestação do serviço ou na estrutura de cada segmento.

   As obras públicas e privadas demandam serviços anexos, que continuamente criam vagas de trabalho.


OPORTUNIDADES

   Para os profissionais dispostos a continuar investindo na carreira ou que procuram novos conhecimentos e perspectivas, esse é o momento certo para avançar. Segundo o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o setor de serviços manterá sua trajetória positiva. E não somente em 2012. Pelo qual os funcionários dos serviços devem aprimorar rapidamente suas aptidões para evoluir profissionalmente.

   O atual cenário econômico do Ceará favorece a ampliação da oferta de vagas na indústria de transformação. Outra boa oportunidade é na construção civil, haja vista a expansão baseada nos investimentos previstos para Copa de 2014. Além disso, outra aposta é relacionada às obras já iniciadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. No Setor de Tecnologia da informação (TI) também podem ser identificadas diariamente solicitações de serviços para corporações e o público geral.

   Consulte oportunidades no site: www.idt.org.br ou ligue para (85) 3101.5500. O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho fica na Av. Universidade, 2956, no bairro Benfica, em Fortaleza.