30
ago

Trabalhar com petróleo e gás.

publicado no Caderno 2.

Para operar equipamentos de refino de petróleo e gás é preciso primeiramente ter concluído o ensino médio.

   Logo, é necessário assistir pelo menos um curso de qualificação com foco em operação de produção e refino de petróleo. No Ceará o SENAI oferece o curso de Operador de Processos em Petróleo e Gás.

   O profissional do refino aprenderá também sobre os tipos de máquinas utilizadas para remover obstruções de bombas ou perfuradoras, afastar areia e outros materiais que obstruem o fluxo de petróleo ou gás. Quem se desempenha nessa área avalia causas de disfunções no fluxo, requisita manutenções e elabora relatórios de ocorrência. Vale lembrar que todas essas operações são realizadas de acordo com normas de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional, que os técnicos devem dominar.

Mais de 200 profissionais participaram da seleção para o setor de petróleo e gás, recebendo cursos gratuitos.


ENERGIA PARA PARTICIPAR

   Outra opção de qualificação nessa área é a de participar do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, conhecido como PROMINP. Com o aumento dos investimentos no setor, cresce também a necessidade de profissionais qualificados para atender a demanda gerada pelos empreendimentos previstos. Em 2012 mais de 200 profissionais participaram da seleção pública oferecida no Ceará, com cursos gratuitos voltados para o setor de petróleo e gás.

ESTUDOS SUPERIORES “REFINADOS”

   A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) implantou em 1999 um programa para incentivar a formação de mão de obra especializada. Atualmente, o programa da ANP se concentra na concessão de bolsas de estudo para estudantes do nível superior (graduação, mestrado e doutorado), e para coordenadores de curso e pesquisadores visitantes.
O objetivo é fazer com que esses bolsistas desenvolvam pesquisas sobre as tendências tecnológicas/estruturais desse aquecido mercado. Em 12 anos a ANP investiu aproximadamente R$ 220 milhões na concessão de quase seis mil bolsas de estudos. Acesse: www.anp.gov.br


O CURSO, O EMPREGO

Se você pretende trabalhar na futura Refinaria Premium II da Petrobrás, a ser instalada em Caucaia, saiba que será preciso ter atitude. Essa é uma área carente de profissionais no Ceará, Estado que vai absorver parte das 150 mil vagas que até 2015 devem ser ofertadas no Brasil, para técnicos em petróleo e gás. Além da Refinaria, a Petrobrás e o PROMINP oferecem carreiras nas plataformas de extração, nos navíos de carga e na logística geral. Acesse o  www.prominp.com.br , talvez você seja um dos próximos técnicos .