20
set

Uma eletricista profissional bem iluminada.

publicado no Caderno 5

      Adaíla Craveiro é a primeira mulher a exercer a função de experta em redes de distribuição de BT (baixa tensão) e MT (média tensão), dentro da Companhia Eletromecânica e de Gerenciamento (Cenerged); parceira da Coelce.

Força, agilidade e foco: algumas dotações de uma cearense que fez o curso técnico de eletricista de redes. Ela trabalha na manutenção de sistemas de energia.

           “Meus colegas de turma, muitas vezes, não me respeitavam, diziam que esse não era trabalho para mulher. Brincavam de que eu não iria conseguir. Tive que provar, acima de tudo, que eu era capaz”, enfatiza a técnica.

         Vencer a barreira da autoconfiança foi a primeira vitória da eletricista: “Medo eu nunca tive, nem do trabalho que requer muita força; já que é um serviço bem braçal, nem das alturas que devemos escalar em alguns trabalhos. Muito menos de lidar com energia. Temos todo um treinamento para lidar com isso. Foi só confiar”.


VONTADE DE PROGREDIR

    Na sua carreira, que começou com o incentivo de um amigo para fazer o curso, Adaíla descobriu uma verdadeira vocação. Com força e determinação, ela encontrou na qualificação técnica uma porta aberta para sua profissão. Para quem ganhou lugar de destaque nesse ofício, o conselho é um só: força de vontade.

Adaíla desenvolveu habilidades dentro de um segmento dominado por homens. Inclusive já trabalhando como leiturista de luz da Cenerged, ela confessa que nunca pensou em seguir a carreira de eletricista. “Já fui gerente de lanchonete, auxiliar de farmácia e muitas outras ocupações.Mas me encontrei mesmo foi aqui”.

     Para ela, agora o horizonte está bem iluminado. Craveiro manifesta seu plano de participar de outros cursos técnicos, dentro da sua área. Em busca do aperfeiçoamento para ser promovida, Adaíla vai fazer o curso de eletrotécnico, visando conquistar uma vaga de supervisora.

SERVIÇO:
COELCE. Tel: 0800 – 2850196. Site: www.coelce.com.br/coelcesociedade/programas-e-projetos.