20
set

Vantagens da qualificação.

publicado no Caderno 5

         Um levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em 18 estados brasileiros, mostra que a remuneração média dos trabalhadores das 21 ocupações técnicas mais demandas pela indústria é de R$ 2.085,57.

Para o especialista Daniel Farias, por causas como a lei da oferta e da procura, os técnicos requisitados estão bem cotados no mercado.

         Valor superior ao que recebem muitos profissionais com nível superior nessas unidades da Federação.

          De acordo com Daniel Farias, diretor de um prestigiado centro de educação técnica em Fortaleza, a maioria das instituições superiores investem mais em teorias do que em práticas cotidianas.

         Dessa maneira, os alunos de cursos técnicos aliam as práticas que o mercado exige, em um tempo mais curto de estudo. “Os estudantes técnicos são motivados e direcionados às práticas”, explica Farias. “As chances de um técnico recém-formado conseguir emprego são altas. Mais da metade desses profissionais trabalham em grandes e médias empresas, com carteira assinada e bons salários iniciais”, destaca.

         O que acontece seria uma saturação de mercado para o bacharel. “Vinte por cento dos alunos que fazem parte da instituição que eu comando, já são profissionais com nível superior. Os estudantes concluem a carreira superior e em seguida optam pelo técnico, buscando espaço no mercado”, aponta Daniel Farias.

FALTAS E GANHOS

      Na lista dos profissionais em falta no Brasil, os técnicos aparecem em primeiro lugar. A escassez de técnicos qualificados contribui para a melhor remuneração daqueles que já trabalham. Essa conclusão é da pesquisa 2012 sobre escassez de talentos, feita pela Manpower Group, consultora americana. Para esse estudo, a entidade entrevistou 38 mil empregadores em 41 países.

      As empresas mencionam como adversidades a falta de experiência e principalmente a falta de qualificação continuada da mão de obra. Em definitiva, há vagas disponíveis, porém, ainda faltam profissionais qualificados com habilidades específicas, para ocupá-las.

SERVIÇO.
O Senai oferece cursos em vários segmentos. Tel: (85) 3421.5900. E-mail: senai-ce@sfiec.org.br