20
set

Como iniciar o aperfeiçoamento da carreira?

PRIMEIRO PASSO

          Sobre os primeiros passos para desenvolver uma profissão, o diretor regional do SENAI ⁄ SESI, Francisco das Chagas Magalhães, explica: “É essencial encontrar a real vocação e segui-la. A formação técnica é certamente uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho, ensejando uma carreira promissora para jovens e adultos. Recomendamos procurar qualificação nas redes privadas e públicas de educação profissional, e nos sistemas S”, ressalta.

      O SENAI possui sete Centros de Formação Profissional que ofertam cursos técnicos em Fortaleza, Juazeiro e Maracanaú. Em julho de 2012 foi inaugurado o Centro do SENAI em Sobral, em atual processo de estruturação de novos cursos para a região.

           Para aqueles em atual procura de emprego, Francisco das Chagas recomenda pesquisar profundamente, e se preparar. “É importante conhecer o mercado e suas tendências, focar na profissão que se deseja seguir, investir na formação e manter-se atualizado com relação às novas tecnologias”, esclarece. É evidente que todos os tipos de trabalhadores, inseridos no mercado ou não, têm muito a fazer.